Voltar

Área 1

Área 1 | Em um futuro não muito distante, o mundo se encontra no ápice de uma revolução energética que promete transformar para sempre o setor elétrico. A dependência histórica de combustíveis fósseis e fontes de energia tradicionais foi substituída por tecnologias avançadas e sustentáveis, impulsionadas por uma nova consciência global sobre a importância de preservar o meio ambiente.
Em 2040, o Brasil se consolidou como um dos líderes globais na produção e distribuição de energia limpa. A matriz energética do país, que já era predominantemente renovável, evoluiu com o surgimento de novas fontes e tecnologias. As hidrelétricas, que por décadas foram o pilar da geração de energia, agora compartilham espaço com parques solares, eólicos e, principalmente, com usinas de fusão nuclear, uma tecnologia que finalmente se tornou viável.
A fusão nuclear, outrora considerada uma promessa distante, agora é uma realidade. Cientistas brasileiros, em parceria com institutos internacionais, conseguiram desenvolver reatores compactos e seguros, capazes de gerar enormes quantidades de energia a partir de uma pequena quantidade de combustível. Isso não só resolveu o problema da escassez de recursos, como também eliminou as emissões de gases de efeito estufa.